segunda-feira, 15 de junho de 2009

A saga de conseguir um emprego na cultura em tempos de crise

Não que em outros tempos tivesse sido muito fácil, mas a situação agora é outra, os tempos são de crise na economia mundial, os tempos de reforma na principal Lei de Incentivo à Cultura e chegou o meu tempo profissional, mas ele está frio, gelado eu diria. A pergunta é: onde estão as oportunidades? (sem prostituição profissional, procuro oportunidades decentes e remuneradas)

Apesar de trabalhar com cultura a pelo menos 6 anos, sou uma profissional em início de carreira, prestes a completar 25 anos, o que mais fiz foram bons estágios, mas tenho uma experiência profissional relativamente longa em comunicação cultural em uma grande casa de espetáculos musicais. As experiências me renderam um bom currículo, mas não a garantia de um bom salário ou de pelo menos chances interessantes em tempos de crise.

Para continuar na área falo com amigos, faço pesquisas, envio e-mails todos os dias, faço pós-graduação e inglês, cumpro jornada à procura de empregos, checo TODOS os sites de emprego da internet, escrevo projetos, leio sobre cultura, escrevo nesse blog e mais perguntas vem à minha mente: poderei pagar um aluguel trabalhando com cultura?

Freelas são sempre bem vindo, mas o que me interessa é a CLT, eu gosto dessa Lei.

Meus interesses estão para as artes porque os meus princípios e ideais estão conectados com o desenvolvimento humano através da cultura. É bonito né? Eu não me canso, continuo e acredito que a cultura estará para mim, assim como eu estou para ela.

Um comentário:

  1. Chi!! Adorei o post. E mais ainda da tua idéia de exercitar a escrita...
    Já estou com medo dessa saga em busca de um novo emprego assim que voltar ao Brasil, rs..
    Talvez estas "férias" por aqui me ajudem no meu retorno...
    Beijo!

    ResponderExcluir