domingo, 31 de janeiro de 2010

Molho de tomate

Foi minha tia Mari ainda na infância quem me ensinou a fazer o mais prático, o mais light, o mais saboroso e conseqüentemente, o melhor molho de tomate de todos os tempos.

Seguinte, coloque no liquidificador ½ quilo de tomate cortado grosseiramente, junte uma cebola, 2 alhos, um pouco de sal, se tiver, pode juntar cebolinha, salsinha, orégano, manjericão e pimenta do reino, bata tudo no liquidificador, depois, coloque em uma panela semi tampada, leve ao fogo baixo por uns 15 minutos até engrossar e pronto! É só jogar em cima da sua massa favorita!

Um comentário:

  1. Oi Chimeni estava fazendo um pesquisa no google e pra minha surpresa reencontrei o seu blog, já conhecia bem superficialmente , mas agora dei mais atenção.
    Estou escrevendo pra comentar sobre a sua receita de molho de tomate; a pele do tomate geralmente contém agrotóxicos além de poder fazer mal aos rins dependendo de quem come assim como as sementes. E tirar a pele do tomate é muito fácil, basta ferver água suficiente para cubrir os tomates estes deverão ser postos na água com dois cortes em formato de cruz na extremidade lisa, debaixo do tomate de 30 seg a 1 min no máximo; retire com um escumadeira e jogue os na agua fria, agora é só tirar fácil a casca como se fosse casca de banana.
    Se vc quiser aproveitar o máximo a casca, agora ja esterelizada, coloque um pouco de óleo de canola, milho ou soja numa panela anti aderente e frite as cascas até queimar de leve ,com cebola picada e alho, refogando extraindo a tintura e o aroma defumado, jogue água pra deglaçar e depois retire as cascas e jogue fora.
    Isso feito jogue o molho no liquidificador e só coloque as ervas verdes , manjericão, salsa, basilico, manjerona, coentre qual vc preferir ,no final na panela com o fogo apagado e o molho ainda bem quente mexa bem, tampe e deixe que assim as cores aromas e sabores serão melhores, pois não se deve cozinhar esses tipos de ervas por muito tempo pois além de diminuir seus aromas e sabores o cozimento prolongado elimina possíveis propriedades medicinais destas ervas devido a alta temperatura. Você vai notar de imediato a diferença principalmente com o manjericão ou basílico.
    Também deixe pra finalizar com pimenta do reino pois assim ela mantém mais aroma e suas propriedades anti microbianas e anti fungicas preservando o frescor do molho por mais tempo assim como sugiro colocar aipo desfibrilado no liquidiicador e fechar com azeite; este é um bom veículo e ajuda na adesão dos nutrientes ao organismo.
    Só. rs. Bom apetite moça, beijão do Cadu.

    ResponderExcluir